Dúvidas Frequentes

Apesar da energia solar existir há muito tempo, a maioria dos brasileiros estão tendo contato pela primeira vez agora, e ainda existem diversas dúvidas e perguntas frequentes sobre energia solar.

A energia fotovoltaica nada mais é do que a conversão da radiação solar em eletricidade. Ela acontece por meio de um sistema fotovoltaico. Ele pode ser instalado em qualquer lugar com radiação direta e converte a luz em eletricidade por meio de células fotovoltaicas.
Existem dois tipos de sistemas: on-grid e off-grid. A principal diferença entre eles é como eles se relacionam com a rede de distribuição de energia. Enquanto o off-grid é autônomo, ou seja, isolado da rede, o on-grid é conectado a ela. Por não ter conexão com a rede, todo sistema off-grid precisa de uma bateria para armazenar a energia excedente para usá-la em dias muito nublados ou durante a noite. Já o on-grid funciona de uma maneira diferente: ao invés de acumular a energia extra em uma bateria, o sistema a devolve para rede elétrica e converte esse excedente em créditos de energia solar. Esses dois fatores (tanto a ausência de bateria quanto o sistema de crédito) tornam os sistemas on-grid mais econômicos que os off-grid.
Não. a energia solar fotovoltaica não produz poluição sonora. Durante o processo de geração de energia, os painéis não fazem barulho, não se movimentam nem geram odores desagradáveis.
Assim como a geração de energia solar em período de chuva, em dias nublados também há uma baixa no seu funcionamento. Desta forma, a grande formação de nuvens torna a incidência solar nos painéis difusa, o que minimiza a produção de energia. Porém, existem painéis solares desenvolvidos especialmente para situações como esta, uma vez que são capazes de aproveitar a incidência solar mesmo com a difusão causada por nuvens. Em vista disso, com a geração de energia produzida pelo sol atrás das nuvens, torna-se mais fácil o aproveitamento regular, não só com a irradiação direta.
Não. A geração de energia solar acontece durante o dia. Por isso, durante a noite o sistema utiliza a energia excedente que foi produzida anteriormente. É importante ressaltar que a energia solar térmica é diferente da energia solar fotovoltaica. A primeira é usada para aquecer a água para consumo e necessita do calor solar, já a segunda, utiliza-se apenas da luz.